A Varicela é uma virose comum da infância, muito contagiosa, e que costuma cursar em surtos na cidade, principalmente nos meses da primavera. Caracterizada por exantema vesicular ("bolhinhas" na pele, presentes simultaneamente com "bolinhas" e crostas) e febre. Raramente complica, mas pode causar infecções graves de pele e, no futuro, o Herpes Zoster.
O período de incubação da catapora é de 14 à 16 dias (até 20 dias), período em que os contatos devem ser observados.
A criança com varicela deve ser afastada da Creche/Escola, só devendo retornar quando todas as lesões estiverem com crosta ("casquinha"), com atestado de liberação.
Deve-se investigar, entre os contatos, se há gestantes suscetíveis ou imunodeprimidos, e orientá-los a procurar imediatamente seus médicos, pois nestes casos, a catapora pode ter consequências sérias.
A vacina contra a catapora é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria a partir de um ano de idade e é considerada a única forma eficaz de prevenir a Catapora e o Herpes Zoster. Está disponível em clínicas particulares no esquema de uma dose com 1 ano de idade e uma segunda dose entre 4 e 6 anos de idade. Adolescentes susceptíveis com mais de 13 anos de idade devem receber duas doses da vacina, com quatro semanas de intervalo (mínimo) entre as doses.
Em caso de contato com uma pessoa com Catapora, a vacinação é eficaz se instituída até 5 dias após o mesmo, por isso, a vacinação de bloqueio, se instituída em creches e escolas, controla o surto evitando o aparecimento de novos casos. As crianças menores de 4 anos de idade que receberam apenas uma dose da vacina e tiveram contado com pessoa com a doença, é recomendado receber a segunda dose da vacina dentro de cinco dias após o contato (intervalo mínimo de três meses entre a primeira e a segunda dose).