Situação atual no mundo (em 16.11.2009)
Até 8 de novembro de 2009, mais de 206 países confirmaram laboratorialmente casos da pandemia da gripe pelo H1N1 de 2009, com total de mais de 503 mil casos confirmados, incluindo 6260 mortes.
A temporada de gripe deste ano começou excepcionalmente mais cedo em grande parte do hemisfério norte, inclusive com relatos de surtos em escolas. O número de casos aumenta progressivamente.
Estados Unidos: as taxas de hospitalização entre pessoas nas faixas etárias de 0 a 4 anos, 5-17 anos e 18-49 anos excedem as taxas observadas nos anos anteriores.
México: aumento da atividade também é generalizado, mais notavelmente nas áreas central e sul do México.
Europa e Ásia Central: em pelo menos 10 países, a proporção de amostras positivas para a gripe pandêmica aumentou em 20 %. Mais de 99 % das amostras colhidas na Europa foram do vírus pandêmico H1N1 de 2009, com exceção da Rússia.
Ásia Ocidental: aumento de atividade em vários países, como Israel e Afeganistão, principalmente nas últimas semanas.
Leste Asiático: na Mongólia, houve grave impacto sobre o sistema de saúde; na China e Hong Kong, mais de 80 % dos vírus isolados foi o pandêmico.
Com exceção do Nepal e do Sri Lanka, a transmissão continua a cair na maior parte do Sul e Sudeste Asiático.
Caribe, excetuando-se a região das Ilhas Caraíbas, a atividade da doença vem declinando
Nas regiões temperadas do hemisfério sul (países situados ao norte do Trópico de Câncer e ao Sul do Trópico de Capricórnio), pouca atividade de pandemia de gripe foi relatada nas últimas semanas.
Brasil: não se registram casos brasileiros nesse momento e a vigilância de casos importados continua.
A pandemia de gripe nos fez lembrar de muitos cuidados que devem ser rotina sempre no ambiente escolar, principalmente na educação infantil.
Além disso, a situação atual no mundo requer ainda atenção de todos e que se estabeleçam estratégias para a segunda onda da doença que, em nosso país, deve ocorrer nos próximos meses do outono e inverno de 2010.
Ambientes arejados dificultam a disseminação do vírus, portanto, mantenham as janelas abertas, sempre que possível. O uso do ar condicionado não é proibido, no verão, mas deve se limitar aos dias quentes.
Crianças e adultos com febre, tosse, coriza, dor no corpo não devem freqüentar a escola.
O uso de bebedouros não é proibido, desde que os mesmos sejam adequadamente higienizados.
A escola precisa disponibilizar álcool gel 70% para limpeza das mãos dos profissionais e alunos, o que deve ocorrer quantas vezes for necessário, e obrigatoriamente após a higiene da criança (lavar o rosto, assuar o nariz, entre outras situações). Para isso, a URMES recomenda a colocação de dispositivo com álcool gel 70% nas salas, corredores e áreas externas da escola.
A vacinação contra a gripe sazonal e pandêmica será possível em 2010 e deve ser considerada pela escola e famílias como estratégia de prevenção.