A Dengue é uma doença causada por vírus, que se manifesta por febre alta, dor de cabeça, dor nas juntas, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas na pele, e em alguns casos, sangramentos da gengiva e do nariz.
Ela é transmitida às pessoas através do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.
A duração da doença varia de 5 a 7 dias, e não há tratamento específico. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar remédios para aliviar a dor e a febre, com orientação médica.
Medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (AAS, Melhoral, Aspirina e outros) não podem ser usados.
O controle da doença depende do combate ao mosquito, portanto alguns cuidados devem ser tomados em casa, no trabalho, na escola:
1- Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, copos descartáveis, bacias, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, entre outras;
2- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo; jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas, e tudo que acumula água. Mantenha o lixo fechado;
3- Não esqueça de tampar as caixas d’água, cisternas, poços e outros depósitos d’água, e limpe as calhas e as lajes das casas;
4- Limpe os bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha e troque a água diariamente.
5- Regue as plantas com a seguinte solução: 1 litro de água + 1 colher de chá de água sanitária.
6- A colocação de água sanitária em ralos é aconselhável por ser esta larvicida.
7- O uso de alguns repelentes por períodos prolongados acarreta o risco de sensibilização e toxicidade. Converse com seu pediatra sobre o mais indicado para seu filho.
8- Durante epidemia de dengue, nas creches e escolas onde haja grande quantidade de mosquitos, é recomendável o uso de inseticida spray sem cheiro, respeitando-se as seguintes condições: